ESFERIFICAÇÃO

Instagram





Esferificação - Gastronomia molecular._____________________________________________


A Gastronomia Molecular é um estilo que alia o conhecimento científico na elaboração de novas receitas ou aprimorar outras.

 Ao elaborar as receitas, são utilizados instrumentos típicos de laboratórios, Surge assim uma nova diversidade de experiências culinárias: merengue feito a vácuo e aquecido com ar rarefeito, brócolis cozidos em água com bicarbonato de sódio, gotículas de matéria gordurosa de leite batidas e resfriadas, geléia com uma pitada de citrato de cálcio. 

Como exemplo o Chef inglês Heston Blumenthal, um dos nomes da gastronomia molecular, explica que prepara merengues a vácuo para que as moléculas de água tenham menos dificuldade para abrir passagem através do nitrogênio e do oxigênio da atmosfera. E que gotículas de matéria gordurosa do leite, quando batidas e resfriadas e depois acrescidas de chocolate, viram um delicioso chocolate chantili. Já o citrato de cálcio favorece o "ponto" das geléias  e doces, pois  cozimento das frutas libera moléculas aprisionando a água e as frutas. Para os especialistas, o conhecimento científico ajuda não somente a entender porque o pão tem um aroma único, Por isso a Gastronomia Molecular é definida como a interpretação do conhecimento dos alimentos, acredita a professora de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Glaucia Pastore. 


É preciso saber como os compostos interagem entre si e como isso vai refletir nas propriedades do alimento que está sendo processado. 
O termo Gastronomia Molecular surgiu na década de 80 pelo físico-químico francês Hervè-This e o físico húngaro Nicolas Kurt. 
A Gastronomia Molecular mostra bem as fronteiras entre o certo, que pode ser cientificamente comprovado, e o que não passa de crenças. 

O sociólogo Carlos Alberto Dória lembra que em alguns lugares, ainda hoje, acredita-se que a mulher menstruada não pode fazer bolo porque certamente não vai dar certo. Há ainda inúmeras outras crenças, nem sempre tão claras. 
Assim o conhecimento científico amplia a liberdade e aumenta a precisão. É a Gatronomia Molecular usando a ciência para explicar e criar novas receitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora me diga o que achou ?

Pesquisar